sábado, dezembro 21, 2013

Novo ano velho...

E lá se vai mais um ano... e eu ainda contestando essa forma de divisão e marcação de tempo...
Que não controla nem organiza , apenas numera.
Ansiosa como sou, detesto esperar e não marco nem combino nada com muita antecedência,porque
não curto cultivar expectativas sobre o futuro,ou mesmo sobre as próximas horas.
Quem me conhece mais de perto sabe dessa minha relação confusa com o "tempo". Neuras, talvez traumas cármicos, ou a minha cota de esquizofrenia familiar ; Confesso que ás vezes me agarro com o passado, reconstituindo minhas lembranças preferidas, e até desenterrando as doloridas, e acho que todo mundo faz isso...

A moda, e as tendências pop culturais estão coloridas com o psicodelismo de 70 , os grafismos de 80 e a eletricidade de 90. É o avanço ao passado.
Remakes de filmes, novas bandas "antigas" no mercado fonográfico, e as festas "Ploc" , provam que não sou só eu que queria viver ontem...
só que eu nunca pensei que o mundo moderno seria tão saudosista. Mas tem a outra parte, dos que vivem só o amanhã...
há pouco tempo descobri que algumas escolas estão fazendo uma espécie de "vestibulinho"a partir do primeiro ano primário,para a garotada já entrar no esquema. Surreal pra mim, mas de relativa importância paras os pais que matriculam os filhos nessas instituições.
Ouvi de uma mãe que fala pelos cotovelos, que seu filho deveria estar preparado para a competição acirrada que enfrentaria para se graduar e para entrar no mercado de trabalho, já estava pesquisando as áreas profissionais que possivelmente estariam pagando melhor daqui há uns dez anos. Ela profetizava uma futuro promissor e lucrativo, enquanto eu observava o moleque de dez anos com cara de nerd que não come feijão, ao seu lado, hipnotizado pelo PSP. Nem sei se ele sabia que sua mãe já tinha comprometido uma década de sua vida em prol do sucesso da próxima.
Bom, dei muitas voltas tentando explicar que o fato de trocar o imã de geladeira com o calendário de 2013 pelo de 2014 que a farmácia me deu de brinde hoje, não vai mudar nada na minha vida, nem renovar minhas esperanças, até porque elas sempre estão fresquinhas...
Além disso sou positivista e bem humorada sempre, em anos comuns ou bissextos, no ano do tigre ou do rato, de Vênus ou Saturno. Vai ser só mais uma longa sequência de dias nos quais vou amar, chorar, cantar, doer, crescer, retroceder,ganhar, perder... assim como foi hoje...
Então que siga o relógio girando na parede e o sol no céu, contanto que as minhas horas passem bem devagar...

Um comentário: